11 de out. de 2014

Beleza brasileira.

O clima de onde você mora influência e muito o cabelo e a pele. Mas, com alguns cuidados, dá para ficar sempre linda.


 Região Centro - Oeste

Quem vive em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal tem que levar em conta que o clima é seco, com temperaturas elevadas. Esse ambiente é perfeito para deixar a pele desidratada e o cabelo rebelde. Então, fique ligada na rotina de cuidados que você deve ter.



Aplique protetor solar ao menos duas vezes por dia e, ao lavar o rosto, use um sabonete para peles sensíveis. Se ele tiver agente hidratantes, melhor ainda! O clima dessa região costuma dar aquela impressão de pele esticada.

Se sofre com as espinhas, o melhor é usar um sabonete adstringente e aplicar filtro solar oil-free. Caso o problema persista, consulte um dermatologista e procure aplicar os secativos e ácidos à noite, antes de dormir, para evitar de se expor ao sol com esses produtos.

O corpo precisa de uma boa dose de hidratação e o ideal é usar cremes nutritivos, do tipo manteiga corporal. Na hora do banho, prefira água morna à fria.

O cabelo sofre bastante com as condições climáticas da sua região, por isso, é bom usar shampoos e condicionadores para seu tipo de fio e, depois de lavar, aplique leave-in para evitar frizz. A cada 15 dias, faça uma hidratação mais profunda, com uma máscara de tratamento.


Região Nordeste

As mulheres de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão acostumadas com temperaturas acima de 25ºC o ano inteiro. O vento e a falta de mais seco e, com isso, a pele desidratada. Então, algumas precauções fazem bem.


A proteção contra o sol é mais do que uma obrigação, é um hábito que deve ser tão normal como escovar os dentes. E não é só a pele que necessita de filtro solar! Os cabelos também precisam de proteção sempre que você for se expor ao sol. Se quiser, pode optar por shampoos e condicionadores que já contenham FPS.

Hidratante potentes são essenciais para quem vive em locais secos. No Nordeste, porém, a pele pode ficar melada com um creme muito espesso. Então, procure aplicar hidratantes em gel ou loção. Abuse de banhos fresquinhos com água morna ou fria.

Faça a limpeza de rosto com sabonetes de bebê que são bem suaves e não agridem a pele. Para hidratar, use um creme em forma de gel ou oil-free. Se tiver acne, peça para o seu dermatologista um secativo e passe antes de dormir.

Lave os cabelos todos os dias, aplicando duas vezes o shampoo, afinal, o vento traz muita sujeira e até areia para os fios.
Use um condicionador de qualidade nas pontas e , a cada 15 dias, aplique uma boa máscara de tratamento para hidratar ou, então, vá ao cabeleireiro para realizar um tratamento completo.

Região Norte

Se você mora no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima ou Tocantins, passa calor o ano todo. A temperatura média nesses estados é de 26º C e as chuvas são constantes. Isso significa que você está super acostumada com o sol e a umidade, grandes responsáveis por tornar a pele e o cabelo mais oleosos. Por tanto , se cuide.




Protetor solar é item de prioridade máxima na sua nécessaire, mas fique com os que vêm em gel ou oil-free. No rosto, ele até pode substituir o hidratante.

Pela manhã e à noite, aplique no rosto um sabonete anti-séptico para evitar a oleosidade e manter bem longe as bactérias que causam as espinhas.

Uma loção hidratante pós-banho bem levinha é suficiente para deixar a pele macia o ano todo.

Os cabelos das mulheres que moram no Norte costuma ser escorridos. Por isso, é indispensável o uso diário de shampoo neutro ou específico para cabelos oleosos e condicionador só nas pontas dos fios.


Região Sudeste

As mulheres Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são mais que urbanas e passam calor no verão e frio no inverno (O que não é comum na maior parte do Brasil). Os cuidados poderiam ser mais que básicos se não fosse a poluição, que faz mal para a pele e cabelo. Já que não tem jeito, confira as dicas para essa região.



Pele limpa é lei, portanto, capriche no sabonete adstringente e , à noite, aplique um tônico para completar a limpeza. Antes de dormir, é legal passar no rosto um ácido salicílio (consulte antes um dermatologista), para evitar o aparecimento de cravos, que podem se transformar em espinhas.

O protetor solar também precisa ser aplicado no rosto diariamente. Prefira os produtos oil-free e reaplique ao longo do dia, ainda mais se estiver calor.
Você também pode lançar mão de um hidratante à base de gel, mas não abuse muito de tudo quanto é produto, para poeira não grudar na pele. A maquiagem também tem que ser feita com base fluída, bem levinha.

No corpo, loções hidratantes depois do banho  - com água morna - são ótimas pedidas.

Os cabelos podem ser lavados todos os dias se forem oleosos. Do contrário, lave-as com shampoos específicos para seu tipo de cabelo, dia sim, dia não. Aplique condicionador nas pontas e, uma vez por mês, faça uma hidratação nos fios. Se o seu cabelo for ressecado, pode hidrata-lo a cada 15 dias com uma boa máscara.


Região Sul

Em Santa Catarina, Ria Grande do Sul e Paraná, o calor só rola no verão mesmo. Já no inverno, as temperaturas são baixas e, em alguns lugares chega até a nevar! Por isso, as mulheres que vivem por lá têm que encarar frio com vento, o que diminui a oleosidade natural da pele e do cabelo. É preciso ficar de olho nos seguintes cuidados:


O vento e o frio ressecam a pele , então, o ideal é passar hidratantes mais grossinhos. Quando o frio estiver pegando meeesmo,  e você tiver preguiça de passar o que quer que seja depois de sair do banho, use um óleo ao menos no chuveiro.

Não é porque você vive na região mais fria do Brasil que pode abusar da água muito quente. Evite ficar horas embaixo do chuveiro borbulhante e use secador só em dias especiais.

No rosto, opte por hidratantes com FPS que contenham vitamina C ou E. Elas inibem o envelhecimento da pele! 

A limpeza do rosto pode ser feita com um sabonete mais suave, à base de hidratantes, ou de bebê.

Os lábios podem rachar, por isso, é legal aplicar hidratante com filtro solar. Lembre-se: não é porque mora no sul que os raios solares não vão afeta-la. É legal carregar a tiracolo um creminho para mãos.

O cabelo pode ficar ressecado, então, procure usar shampoo para seu tipo de fio e aplique um bom condicionador nas pontas. Uma máscara hidratante também é bem-vinda, pelo menos a cada 15 dias.




E você, de qual região é ? Me conta. 

27 comentários:

  1. Eu sou do sul,e aqui no inverno é cruel...A minha pele resseca muito...Adorei as dicas..Bjokas
    http://docemell2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino mesmo como o tempo ai faz mal pra pele.
      Que bom que gostou.

      Beijos

      Excluir
  2. Sou do RJ. Se na primavera está calor imagina no verão...Como esta na dica: "abusar no protetor solar e maneirar na maquiagem". Gostei do post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou do estado de SP e aqui o calor também está terrivel.
      Não tem make que dure rs

      Beijos

      Excluir
  3. Que legal, nunca tinha pensado que tem cuidados específicos e diferentes para cada lugar. Muito legal, adorei as dicas para o sudeste!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia..nem me fala..quando eu chego no Rio minha cara e meu cabelo se transformam..jesus..eu sofro!

    ResponderExcluir
  5. hehe, mt legais essas dicas de beleza assim divididas por regiao, curti a ideia

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Eu sou de São Paulo e as dicas que você deu são praticamente as coisas que eu costumo fazer.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    realmente aqui em SP sofremos com o tempo louco com a poluição e etc. Tento cuidar bem da pele e cabelos, mas confesso que dá um trabalhão!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  8. Menina que post bacana!
    Eu não tinha lido nada igual ainda.
    As dicas são ótimas e nós paulistas sofremos com o clima e tudo mais que advém.
    Precisamos de chuva urgente!


    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  9. Menina que post incrível. Dicas de acordo com a região eu amei.

    só que aqui em sampa precisamos de chuva pra ontem

    ResponderExcluir
  10. Moro em Curitiba então o frio aqui é pesado realmente a oleosidade diminui #adoro isso, mas ultimamente o clima anda meio louco , estamos no incio da primavera e hoje os termômetros marcaram 34º, e minha pele verteu tanto óleo que dava pra fritar um ovo kkkk. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, sou do sudeste e tenho que usar protetor todos os dias pq o calor está muito grande! :)
    Bjocas.. ♥

    ResponderExcluir
  12. Amei todas as dicas deste poste, beijocas querida.

    ResponderExcluir
  13. O clima aqui do litoral de SP é tão maluco que não tem cabelo que resista, ontem fez o maior calor ai hoje já fez frio e choveu, realmente é complicado kkk
    Beijos linda <3
    http://www.andressalara.com

    ResponderExcluir
  14. Aqui em São Paulo faz todas as estações possíveis em só um dia, então os cuidados tem que ser muitos!!! rs
    Preciso tomar vergonha na cara e me habituar a passar hidratante...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  15. Oi amada, que post incrível, adorei o post, super diferente, adorei você pesquisar sobre cada tipo de região, e aqui no sul faz mesmo muito frio. beijinhos.

    http://www.atitudedabeleza.com

    ResponderExcluir
  16. Me identifiquei super com o sudeste (que é onde eu moro) Muuuita poluição e protetor solar diariamente!

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Post muito interessante, realmente em cada lugar requer cuidados específicos, quando fui pra SC em agosto, minha pele que é mega oleosa, ficou super seca por conta do frio, tive de mudar toda a rotina dos cuidados. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adoramos as dicas aqui pro centro-oeste. Moramos em Goiania e é suuuper quente.. E esses dias está terrível.
    Estamos mesmo precisando de uma atenção especial com cabelos e pele. E principalmente criar o habito do protetor solar.
    beeejos

    ResponderExcluir
  19. Nós, paulistas estamos sofrendo demais com a poluição. Todo cuida é necessário

    ResponderExcluir
  20. Bacana as dicas! Amei a ideia do post, super criativo e pra lá de educativo!
    Bjokas
    Kika
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas regionais. Embora com este clima maluco que anda fazendo eu sofro as vezes na hora de separar os produtos para uma make caprichada. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Como uma boa paulistana estou seguindo as dicas direitinho, desde sempre! hahahah
    Eu lavo meus cabelos todos os dias, exceto no frio porque né... rs
    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.