14 de jul. de 2014

Fotografe melhor com seu smartphone.

Os Smartphones revolucionaram a forma como tiramos fotos: rapidamente, de forma espontânea, e em qualquer local. Não é preciso grandes preparativos para usar a câmera de um celular, mas seguindo estas orientações simples suas fotos amadoras ficarão dez vezes melhor.





 É preciso pensar na composição: no enquadramento e nos planos da sua foto. Mas há dicas para melhorar e compor quase como um profissional também.

Tirar fotos com o objeto ou pessoa centralizado não é errado. Diversos elementos fazem parte de uma boa composição; o enquadramento é apenas um deles. 


Brincar com planos também dá um toque diferente aos cliques. Vale lembrar que nosso olho vê tudo de forma tridimensional, mas as câmeras captam imagens em apenas duas dimensões; mas dá pra criar certas ilusões interessantes definindo planos para sua imagem.





Existem dicas simples que podem fazer toda diferença na hora de fotografar, veja algumas:

Espalhe o flash

A luz que sai do flash do seu Smartphone é muito forte, pois ela precisa compensar o pequeno tamanho do flash. Isso faz com que essa luz seja muito “dura”, criando muita sombra e contraste na foto.
A solução é muito simples e eficiente: coloque um pequeno pedaço de fita adesiva branca sobre o flash do aparelho! Essa fita irá agir como um diffusor, espalhando a luz em uma área maior e evitando as sombras.

Use o temporizador para evitar fotos borradas

Como nenhum Smartphone foi projetado pensando no fotógrafo, o ato de tirar um foto com ele pode ser um pouco complicado. Mesmo que o seu aparelho tenha um botão especial para a câmera, apertá-lo parece mais fazer ginástica do que fotografia. Ao invés disso, use o temporizador (timer) do seu aparelho – dessa forma você aperta o botão primeiro e faz a composição depois, garantindo uma foto bem definida.
Mude sua perspectiva
Procure ângulos e perspectivas diferentes para adicionar interesse à sua composição. Não tenha medo de deitar no chão ou de subir em um peitoril para obter uma vista aérea.
Chegue perto e enfoque os pequenos detalhes ou se afaste e forneça mais contexto e uma melhor sensação panorâmica do lugar. Brinque com os aplicativos: efeitos de inclinação, distorção e foco/desfoque seletivo podem acrescentar uma variedade interessante.


Fotografe!

Existe uma regra da fotografia que diz “a melhor foto é aquela que você tira”, ou seja, no final das contas não importa qual a qualidade da câmera, das lentes ou do fotógrafo, o importante é ter a câmera sempre com você e tirar uma foto atrás da outra.
A melhor parte da fotografia digital é que, depois que você já tem uma câmera, tirar uma foto não custa nada! Se você viu algo que vale à pena ser fotografado, tire dez fotos da mesma cena, fotografe usando ângulos e alturas diferentes. E quando for hora de escolher a melhor de todas, faça isso no computador – como a tela dos Smartphones é muito pequena, é fácil de perder um detalhe que pode fazer toda a diferença.




(Próximas dicas - Fonte: Fotográfia - dg)

- Se sua câmera tem tecnologia HDR (High Dynamic Range ou Grande Alcance Dinâmico), você pode ajustar a luminosidade tanto das áreas mais claras quanto das mais escuras da foto, conseguindo um resultado final com melhor iluminação e nitidez;

- Fotos internas e externas devem ser capturadas com a melhor luminosidade possível. Quanto mais escura a imagem, mais prejudicada fica a visualização em dispositivos móveis;

- Se uma parte da foto está muito clara ou escura, experimente tocar em diferentes áreas da tela touchscreen do seu smartphone ou tablete para estabilizar o foco sem expor a imagem exageradamente à luz;

- Apesar de muitos dos celulares terem uma configuração quadrada do formado das imagens, você pode ter outras opções. Após tirar foto neste formato tradicional, você pode cortar ou reposicionar a imagem para adequá-la ao formato-padrão para postagem no Instagram, por exemplo.

- Compartilhe imagens adequadas ao estilo de cada rede social. Para o Instagram, prefira fotos quadradas e com uso de filtros. Já no Facebook e Twitter, o ideal é postar fotos horizontais.








Obs: Todas as fotos deste post foram tiradas com um smartphone Samsung Galaxy s2 ou Samsung Galaxy s3.

22 comentários:

  1. ótimas dicas!

    bj

    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, com certeza vou usar elas.. eu tenho uma câmera só que meu pai vai viajar e levará a câmera e eu terei que me virar com meu smartphone.. então essas dicas vão valer muito para esse período que passarei! Beijos ♥
    BlogFan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que minhas dicas podem te ajudar.
      Tomara que com esse post você consiga tirar fotos maravilhosas.

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Não sabia da metade delas. Vou roubar um pouquinho a camera do meu namorado e testar suas dicas. Beijão!!

    http://raquelteixeira.blogspot.com.br/2014/07/ferias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Não precisa roubar a câmera dele, essas dicas são para smartphones.
      Como o próprio título já diz.

      Beijos

      Excluir
  4. ótimas dicas,pra qm n tem câmera como eu é um desafio usar o celular! ajudou muito
    beijos,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, fotografia é uma bela arte, como falei no ultimo post do meu blog, nem sempre quem tem os melhores equipamentos vai fazer as melhores fotografias, o ideal é sempre a busca pelo conhecimento, independente de se ter uma canon, uma tekpix ou um smartphone! :)
    www.teoriasfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu li seu ultimo post e você falou muito bem.
      Várias pessoas hoje em dia se denominam fotografas , a ideia desse post é te ajudar a fotografar para você mesmo e publicar em suas próprias redes sociais.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Mizy. Gostei muito desse post porque uso na maioria das vezes o meu cel para tirar fotos e eu também amo qualquer assunto tech.
    Estou super feliz por todos os comentários que está deixando lá no meu blog, sério :)

    http://agarotacomolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, eu também sempre uso meu smartphone para fotos e amo assuntos tech.
      Por isso achei legal fazer esse post e compartilhar com vocês.
      Que bom, gosto muito do seu blog e sempre que posso procuro dar uma passasinha.
      Obrigado pela visita de volta.

      Beijos

      Excluir
  7. Caramba, adorei as dicas... Muito legal!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor Amei As Dicas Vou Segui-las Beijos http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Super Amei as Dicas!

    dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Particularmente meu celular tem uma camera boa...e saem fotos muito lindas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A câmera do meu também é boa... Essas dicas nos ajuda a aproveitar melhor toda a qualidade que ela oferece.

      Beijos

      Excluir
  11. são otimas dicas de foto, vou tentar colocá-las em prática
    http://pequenascoisas14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, coloque sim suas fotos vão ficar ótimas.

      Beijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante.