10 de mar. de 2014

Dicas para fotografar melhor.

Que tal aprender como garantir fotos de maior qualidade, mesmo sem ler o manual inteiro da câmera, nem frequentar um curso sobre a arte e a técnica da fotografia?
A praticidade das câmeras digitais e a popularidade cada vez maior dos celulares com câmeras de melhor qualidade vem permitindo que cada vez mais pessoas - que não desejam dominar a técnica da fotografia - se dediquem a tirar fotos dos momentos que desejam preservar, paisagens que desejam relembrar, e das pessoas de que gostam.




Ler o manual inteiro dos equipamentos, e frequentar um bom curso sobre o tema, seriam estratégias bastante interessantes, se você realmente quer dominar a Fotografia. Mas se o seu interesse é casual, as dicas a seguir irão lhe ajudar a melhorar bastante seus resultados, sem esforço desproporcional.


Conheça sua câmera como a palma da sua mão

Vamos fazer um teste:
  • Você sabe o que cada botão da sua câmera faz?
  • Você sabe o que cada configuração do menu significa?
  • Você sabe como compensar uma exposição que está muito clara ou muito escura?
  • Você sabe o caminho para formatar seu cartão de memória de cor e salteado?
  • No caso dos que têm compactas: você sabe, sem olhar, desligar o flash?
  • No caso dos que têm SLRs: você sabe, sem olhar, mudar a abertura, o tempo de exposição e o ISO?
  • No caso dos que têm câmera de celular: você sabe se ele oferece compensar exposição? Efeitos PB? Flash ON/OFF?
Se você respondeu sim a todas então parabéns, suas fotos têm chances de saírem muito bonitas direto da câmera.
Se você respondeu não a alguma pergunta pense bem: se você não sabe tudo que o seu equipamento pode oferecer como é que você vai tirar o melhor dele? 

Então esse é seu primeiro passo, depois siga essas dicas.
  • Aprenda a "travar" o foco: já aconteceu de você tirar uma foto, e ao vê-la posteriormente, perceber que a câmera colocou em foco alguma coisa do fundo da imagem, e o que você queria mostrar ficou borrado. Normalmente, para "travar" o foco, você deve apontar a mira da sua câmera digital exatamente para o ponto que deseja focalizar, e aí apertar o disparador até a metade, aguardando para que seja focalizado (até ouvir um bip, ou ver o indicador da mira ficar verde). Aí, sem soltar o disparador (que está apertado apenas até a metade), reposicione a câmera para dar o enquadramento que desejar - o foco permanecerá fixo, por mais que você reenquadre. Nos celulares touch screen normalmente você precisa tocar no centro da tela para focalizar melhor a imagem.

  • Não centralize tudo! Depois que você aprender a travar o foco, passe a dar mais vida e dinamismo às suas fotos, abandonando a técnica antiga de deixar o ponto principal da foto exatamente no seu centro. Uma das maneiras mais básicas de obter um enquadramento harmonioso é imaginar que a sua foto é um grande tabuleiro de jogo da velha, e alinhar o modelo a uma das duas linhas verticais traçadas. Depois de dominar o alinhamento básico, você pode buscar aprender mais sobre o bom uso da grade de 3x3 células formada pelo "jogo da velha", usando bem suas linhas e células para enquadrar. Dica extra: algumas câmeras e celulares já dispõem do recurso de exibir esta grade diretamente no display, facilitando a vida de nós, amadores.

  • Pratique o uso do seu flash fora de casa: Ao tirar retratos fora de casa, dependendo das condições de iluminação, o rosto ficará sombreado. Dominar o uso do flash nestas condições exige alguma prática, mas praticar com fotos digitais custa pouco - convide alguém e pratique posicionamento (contra o sol, a favor do sol, na sombra, etc.) e distâncias até saber como se posicionar - e aí aplique o que aprendeu, quando chegar a hora certa. Às vezes a distância máxima para uso do flash ao ar livre não passa de 5 ou 6 passos, e se você tirar fotos com ele ligado a distâncias superiores a isso, o efeito será o oposto ao desejado: vai ficar tudo escuro.

  • Prefira um plano de fundo que seja uniforme: não precisa ser liso, mas idealmente deve ser contínuo. Tome cuidado especialmente com composições que façam parecer que um galho ou um poste "nascem" da cabeça de alguém retratado. Um fundo uniforme destaca o tema da sua foto.

  • Mantenha a câmera em alta resolução: Uma dica clássica,  configurar a câmera para usar baixas resoluções, permitindo assim guardar mais fotos na memória. Tenha bastante memória disponível, e aí não tenha medo de manter a configuração original de resolução - 5 megapixels ou mais, e nunca menos de 3 megapixels. Você sempre pode reduzi-las na hora de arquivá-las no micro, se desejar, mas mantê-las em alta resolução lhe dará a opção futura de imprimir com qualidade, até mesmo em formatos maiores.

  • Gosta de auto-retratos? As câmeras digitais, especialmente as de celulares e smartphones, são responsáveis pela proliferação de auto-retratos tirados segurando a câmera com o braço esticado, tendo de adivinhar o enquadramento, o foco e o fundo. Muitas vezes, mesmo que a foto não fique tecnicamente boa, serve como um registro divertido e interessante. Se você tem o hábito, prefira celulares com câmera frontal ou procure uma câmera com um mini-espelho de enquadramento ao lado da lente.

  • ... ou compre um mini tripé: Se você gosta de tirar fotos de si mesmo (seja com o timer da própria câmera, ou segurando a câmera apontada para si), está na hora de arranjar um mini-tripé. Muitos deles cabem, quando desarmados, no estojo da sua câmera. Eles permitem melhor posicionamento e controle de enquadramento, e custam tão barato que não vale a pena continuar sem eles.

Dica:  O ideal é que a foto seja tirada no início da manhã ou no final da tarde, deixando a foto mais poética. Apesar da luz do sol não estar tão forte, não é necessário utilizar o flash, porque ele acaba tirando o aspecto natural da foto.


Espero que vocês tenham gostado e que essas dicas ajudem vocês a fotografar melhor.
Até a próxima.




20 comentários:

  1. Super amei. Essa de travar o foco eu realmente nem sabia e precisava disso pelo o fato de que a minha 50mm é puramente manual. Adorei o blog, estou seguindo.

    www.batmangypsy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marília, travar o foco é muito importante, deixa a foto bem mais bonita.
    Obrigado pela visita, vou seguir de volta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super ameis suas dicas!

    http://dudynhaoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das dicas....!!!

    Adoro fotografar...mais juro que não sei um terço do que minha câmera faz... rsss

    giovanaefabiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Giovana, acho que a maior parte das pessoas só sabem mesmo ligar a câmera e tirar a foto rs.
    Mas conhecer cada opção que ela oferece também é bom e ajuda muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei as suas dicas, amo fotos, rs, parabéns pelo blog, bjs seguindo.
    www.girlsteensgn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou, obrigado e já estou seguindo de volta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai ai, respondi não a muitas perguntas hehe! Mas vou seguir as dicas, preciso muito da câmera lá no blog e tenho que me aprimorar. Beijos

    Francesinha à Brasileira

    ResponderExcluir
  9. Katriny, isso siga sim, conhecer a câmera é o mais importante.
    Boa sorte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ual adorei o post, super interessante , esta no meus favoritos

    bjus

    http://geriferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gerri, fico muito feliz que você tenha gostado.
    Muito obrigado linda !
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Uma postagem super completa, parabéns! Você falou bastante coisa relevante na hora de tirar uma boa foto que pouca gente sabe e poucas pessoas ensinam também haha essa de travar o foco vale ouro, lembro que quando aprendi não queria mais largar minha câmera!
    O blog tá maravilhoso, parabéns. Beijos e sucesso :D

    ResponderExcluir
  13. Géssica, muito obrigado querida.
    Beijos


    Julia, é mesmo pouca gente conhece e olha que são dicas simples. Que bom que você achou super completa, assim consigo ajudar muita gente.
    Eu também quando descobri essa de travar o foco fiquei viciada haha.
    Beijos, muito obrigado e sucesso pra você também.

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas! Bjuu
    http://instaunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei suas dicas!
    Temos mesmo q saber tirar o melhor das nossas máquinas! haha
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tenho tanto problema de fotografar eu mesma rsrs , adorei as dicas .
    Visite meu Blog , se gostar segue e avisa que sdv c;

    Beijos da Manuh / http://blognao-permito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Mila, temos mesmo , conhecendo cada função fica muito mais fácil.
    Beijos


    Manuely, eu já tenho muita facilidade nessa parte e adoro rs.
    Visito sim.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.